quinta-feira, 8 de abril de 2010

Resultado do Concurso!

Muito bem, como prometido, aqui vamos divulgar as fotos vencedoras.




Feito por:
2ºMC - Camila Almeida
2ºMC - Isabel de Castro
2ºMC - Stella Melon

O Monumento

Instalado na praça Armando Salles, no Ibirapuera, foi feito por Victor Brecheret e demorou 30 anos para ser feito com apoio de Oswald de Amdrade e Di Cavalcanti.

Inaugurado durante o 399° aniversário de São Paulo. Representa uma expedição Bandeirante com dois homens à cavalo. Um deles é português e o outro é índio – e os guia. Atrás deles há diversos índios, negros, portugueses e mamelucos que puxam a canoa (Usada nas expedições pelos rios). Os portugueses apresentam barba, os índios apresentam uma cruz no pescoço (pois foram catequizados pelos portugueses). Na obra, há também um homem morto sendo carregado pelos demais, mostrando os riscos que enfrentavam como doenças e etc por causa das expedições e uma índia dando de mamar a um bebê.

Está instalada no sentido de entrada dos bandeirantes pelo interior. Há um mapa na frente da obra mostrando o caminho feito pelos bandeirantes e existe, também, trechos de poemas.

Na face lateral esquerda se lê:

Glória aos heróis que traçaram

O nosso destino na geografia

Do mundo livre,

Sem eles, o Brasil não seria grande como é.

Cassiano Ricardo

Do outro lado se lê:

Brandiram achas e empurraram Quilhas

Vergando a vertical de Tordesilhas.

Guilherme de Almeida

Ambos mostram toda a importância dos Bandeirantes, tendo-os como corajosos que ousaram, ultrapassando o tratado de Tordesilhas, e buscaram novas terras. Graças às expedições – segundo o poema de Cassiano Ricardo – o Brasil é assim como conhecemos hoje geograficamente. Já que, indo em busca de ouro e outras riquezas, conheceram nossa terra, seus acidentes geográficos e suas particularidades.



*********************************************************************************




Feito por:
2ºMC - Fernanda dos Santos
2ºMC – Juliana Lozano
2ºMC – Marina Cintra
2ºMD – Ian Gabriel

A idéia da criação do monumento surgiu em 1921, logo após a Primeira Guerra Mundial. Uma obra de arte executada pelo escultor Victor Brecheret, localizada na cidade de São Paulo, na região centro-sul da cidade, em uma praça em frente ao Palácio Nove de Julho, sede da Assembléia Legislativa, e ao Parque do Ibirapuera, encomendada pelo governo de São Paulo em 1921, a obra representa a entrada dos bandeirantes pelo interior, no eixo sudeste – noroeste, e suas diversas etnias.

Processo:

Nossa foto foi baseada na idéia de uma mulher que usou um dólar antigo e encaixou com o respectivo monumento que havia no dólar. Gostamos muito dessa idéia e tentamos reproduzir com o monumento as bandeiras. Demoramos, mas conseguimos.

O dedo que saiu na nossa foto é o da Fernanda Santos, pois, era a única que conseguia encaixar a foto com o monumento.

Já, Juliana, Marina e Ian saíram logo ao lado, espontaneamente, achamos mais legal do que fazer uma pose.

Um comentário: