quarta-feira, 16 de junho de 2010

Lista de exercícios de Genética

A Primeira Lei de Mendel

1. Um casal de albinos tem pais normais. Quais são os possíveis genótipos do casal e de seus pais?

2. A mamona (Ricinus communis) produz inflorescências contendo somente flores pistiladas (flores femininas), quando o genótipo é recessivo, e inflorescências mistas (flores femininas e flores masculinas), quando o genótipo é homozigoto dominante ou heterozigoto. Com base nessas informações, que tipos de inflorescências serão produzidas nos descendentes dos seguintes cruzamentos?

a) NN X Nn
b) Nn x Nn

3. Um rato marrom foi cruzado com duas fêmeas pretas. Uma delas teve 7 filhotes pretos e 6 filhotes de cor marrom. A outra teve 14 filhotes de cor preta. Quais são os genótipos do macho e das duas fêmeas?

4. Cruzando-se ervilhas verdes vv com ervilhas amarelas Vv, quais serão as porcentagens de seus descendentes?

Genealogias e Probabilidade

1. Na espécie humana, o caráter lobo da orelha solto é devido ao alelo dominante e o lobo aderente, ao alelo recessivo. Um homem com lobos soltos, cuja mãe tem lobos aderentes, casa-se com uma moça com lobos aderentes. Qual a porcentagem de filhos do casal que podem vir a ter lobos aderentes? E soltos?

2. Suponha que em alguns vegetais, o gene A condiciona a produção de clorofila, e que o alelo recessivo a codifica a produção de um pigmento inativo. Do cruzamento de indivíduos heterozigotos, considerando apenas os indivíduos viáveis, qual será a proporção de homozigotos e heterozigotos?

3. No gado bovino o caráter mocho (sem chifres) é determinado por um gene autossômico dominante em relação ao caráter presença de chifres. Qual a possibilidade de nascer um descendente mocho de um casal em que tanto o macho como a fêmea apresentam chifres?

6. A galactosemia é uma doença genética causada por um gene autossômico recessivo em humanos. Indivíduos galactosêmicos apresentam, entre outras manifestações, a incapacidade de degradar lactose existente no leite materno. Considerando os símbolos G e g, para apresentar os alelos dominantes e recessivos, respectivamente, responda:
a) Qual seria o fenótipo de indivíduos: GG? Gg? gg?

b) Qual seria o resultado percentual fenotípico do cruzamento de um indivíduo galactosêmico com um indivíduo normal, filho de um galactosêmico?

Outros casos de monoibridismo

1. Em raças de galinhas andaluzas, a cor da plumagem é determinada pelos genes Pp (pelagem preta) e PB (pelagem branca). Cruzando-se aves pretas (PpPp) com aves brancas (PBPB), obtém-se em F1, plumagem acinzentada (PpPB). Aves da geração F1, quando cruzadas entre si, produzirão descendentes em que proporção?

2. Na espécie humana, a talassemia é um tipo de anemia que pode se apresentar em duas formas: talassemia major, cujos portadores apresentam genótipo TT e não conseguem sobreviver; e talassemia minor, cujos portadores são TN e sobrevivem apesar da anemia. Os indivíduos NN são normais. Na descendência de um casal, ambos com talassemia minor, qual será a proporção fenotípica entre os sobreviventes?

A Segunda Lei de Mendel

1. Considerando a 2a. Lei de Mendel e o cruzamento entre os indivíduos que apresentam os genótipos AaBbX AaBb:

A) determine quantos e quais são os gametas que poderão ser formados nos indivíduos AaBb;

b) demonstre a proporção genotípica desse cruzamento.

2. A cor preta da pelagem de cães da raça Cockerspaniel é condicionada por um gene dominante B, e a cor vermelha pelo seu alelo recessivo b. O padrão uniforme da pelagem é condicionado por um outro gene dominante S, cujo alelo recessivo s condiciona padrão malhado. Ambos os pares de genes são autossômicos. Um cão macho de pelagem preta uniforme foi cruzado com uma fêmea preta malhada. Desse cruzamento, nasceram 8 filhotes: 3 pretos uniformes, 3 pretos malhados, 1 vermelho uniforme e 1 vermelho malhado. Quais os prováveis genótipos dos pais e dos dois filhotes que apresentaram pelagem vermelha?

Um comentário: